Contador

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DIREITOS, PRIVILÉGIOS E OBRIGAÇÕES

Olá meninos, tudo bem?
Na última aula, estudamos sobre esses três conceitos, conforme o nosso livro de filosofia. Aprendemos que existem os direitos naturais e os direitos adquiridos.
DIREITOS NATURAIS - São aqueles que possuímos desde o nascimento e pelo simples fato de sermos humanaos como o direito a alimentação, por ex.

DIREITOS ADQUIRIDOS - São aqueles que foram conquistados, exemplos são os diereitos trabalhistas como vimos na aula. Com o nascimento da indústria em meados do seculo XVIII e o incremento da produção de bens de consumo em larga escala,os trabalhadores não possuíam boas condições para trabalhar. Descanso aos domingos, salário digno, equipamentos de segurança e jornadas diárias que respeitavam os limites humanos, assim como todos os outros são direitos são direitos que só foram adquiridos muito mais tarde.

DIREITOS ADQUIRIDOS CIVIS - São aqueles relacionados a nossa liberdade pessoal como escolher sua religião, expressar seu pensamento e administrar suas economias;
DIREITOS ADQUIRIDOS POLÍTICOS - Já vimos que o termo "político" significa cidadão que na cultura grega dizia respeito ás pessoas livres que atuavam na vida pública de Atenas, criando suas leis e contribuindo com sua manutenção. Os direitos adquiridos políticos são, dessa forma, realcionados à liberdade ativa e participativa, ou seja, de agir na sociedade exemplos são: liberdade de associação (ONGS e partidos políticos, etc) e direitos eleitorais;
DIREITOS ADQUIRIDOS SOCIAIS - São aqueles garantidos pélo estado (governo) aos cidadãos como direito ao trabalho, à moradia digna, à segurança pública, à educação e à assistência médica.

Muito bem, nós também aprendemos que PRIVILÉGIO é um direito, mas que não é igual  para todos e contempla apenas uma pessoa ou uma parte de um determinado grupo social. Por isso se alguém possui um direito maior que o dos outros este alguém é um privilegiado, podem ter recebido  gratuitamente ou mesmo conquistado essa condição.

Para finalizar, vamos definir OBRIGAÇÃO (isso nós não vimos na aula, tomem nota)
Obrigação é uma ação que precisa ser feita, ela está dentro do conceito moral de ação seja devido á regras, costumes ou valores, somos de certa forma, obrigados a agir em conformidade a eles.
Em relação aos direitos, a obrigação é importante para manter os direitos conquistados. Quando se passa muito tempo que um direito foi conquistado, perde-se a noção de direito e esquece-se o custo de sua aquisição transformado-o em obrigação.
Ex: O voto direto foi uma conquista àrdua e muito difícil, porém, depois que elegemos o primeiro presidente com o voto direto (Fernado Affonso Collor de Melo 1990) e tendo ele sofrido Impeachment, o voto direto passou ser para muitos brasileirtos uma obrigação odiosa.
  

8 comentários:

  1. Achei muito interessante mas eu acho que não deveria existir privilégios! Se dizem que todos são iguais perante a lei então deveriamos ter os mesmos direitos! ACho injustos privilégios,(que são geralmente de quem tem dinheiro) pois se todos são iguais perante a leis, TUDO deveria ser igual. Mas acho meio dificil, pois ai seria um pais comunista, o que é quase impossivel acontecer no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. oooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiieeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  3. Arroz feijão. E batata o que falta?...

    ResponderExcluir
  4. isso é a mesma coisa que meu professor passou

    ResponderExcluir